Conecte-se conosco

Notícias

Urgente: Nível do Rio Uruguai se Aproxima de Risco de Alagamento no Goio-Ên

Publicado

em

A situação às margens do rio Uruguai está ficando cada vez mais preocupante, à medida que a vazão da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó continua a aumentar vertiginosamente. Às 17h deste sábado (7), os números são alarmantes, com a vazão atingindo 18,3 mil metros cúbicos por segundo. Um aumento adicional para 20 mil metros cúbicos por segundo poderia desencadear uma ameaça iminente, fazendo com que o nível do rio Uruguai alcance perigosamente a ponte do Goio-Ên, em Chapecó.

Foto: redes sociais

A rápida elevação da vazão nas últimas horas é motivo de grande preocupação. Durante a noite de sexta-feira (6) e a madrugada de sábado (7), a vazão estava em torno de 9 mil metros cúbicos por segundo.

Os números continuaram a subir de forma assustadora durante o dia. Às 9h da manhã deste sábado, a vazão da Usina Foz do Chapecó estava em 10 mil metros cúbicos, aumentando para 11 mil por volta das 11h e chegando a 12 mil ao meio-dia.

Às 13h, o medidor já marcava uma vazão de mais de 14 mil. Às 14h, ultrapassou os 15 mil metros cúbicos por segundo, e, às 15h, atingiu um impressionante 16,8 mil. Às 16h, a vazão estava em 17,6 mil metros cúbicos por segundo, e agora, às 17h, atingiu os 18,3 metros cúbicos por segundo.

A situação é crítica, e a população local está em alerta máximo enquanto monitora de perto o comportamento do rio Uruguai.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana