Conecte-se conosco

Notícias

Temporal no RS já deixou 39 mortos e 68 desaparecidos

Publicado

em

Os temporais que assolaram o Rio Grande do Sul já resultaram em 39 mortes, conforme divulgado pela Defesa Civil na tarde desta sexta-feira (3). O número de desaparecidos chega a 68. Ao contrário de 2023, quando as chuvas foram mais localizadas, este ano o impacto é sentido em todo o território gaúcho.

Além das vítimas fatais e dos desaparecidos, 68 pessoas ficaram feridas. Mais de 32.248 pessoas estão desalojadas, sendo 8.168 em abrigos e 24.080 na casa de familiares ou amigos. Em todo o estado, 235 dos 496 municípios registraram problemas, afetando cerca de 351.639 pessoas.

O governo decretou estado de calamidade, medida reconhecida pelo governo federal, o que permite ao estado solicitar recursos para ações de defesa civil, como assistência humanitária e reconstrução de infraestruturas.

A Defesa Civil alerta para o risco de elevação das águas em grande parte das bacias hidrográficas do estado, podendo ultrapassar a cota de inundação.

Para auxiliar nas operações de resgate e salvamento, o governo federal enviou 100 integrantes da Força Nacional, sendo 60 bombeiros, além de 25 caminhonetes, dois ônibus, um caminhão e três botes de resgate. A Polícia Rodoviária Federal também mobilizou 75 agentes e sete especialistas em resgate.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana