Conecte-se conosco

Polícia

Suspeito de instalar “Chupa Cabra” em agência de Erechim é preso cometendo o mesmo crime em Pelotas

Publicado

em

Em tempo de crise sanitária e financeira, quando muitas pessoas perderam suas rendas por causa da pandemia, e outras andam na corda bamba com os benefícios do governo federal, criminosos sem escrúpulos, encontram tempo para aplicar golpes em pessoas de baixa renda. Mas a quadrilha foi descoberta e presa pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Pelotas. Estima-se que o bando tenha faturado muito dinheiro em anos aplicando golpes.

 

As vítimas dos estelionatários eram pessoas cadastradas no Cartão Cidadão e Bolsa Família que possuíam contas bancárias na Caixa Econômica Federal, assim como as que tinham contas bancárias numa cooperativa de crédito. As investigações começaram após informações repassadas pela Cooperativa, a qual percebeu a movimentação atípica de dois homens que iam até uma agência e mantinham atitudes suspeitas.

A equipe do delegado Rafael Lopes, titular da Draco, passou a monitorar a atividade dos suspeitos e no começo da noite de terça-feira percebeu quando parte da organização criminosa instalou o equipamento, conhecido popularmente como “chupa-cabra”, numa agência da Caixa. Os policiais continuaram monitorando a agência até o retorno dos mesmos, quando ocorreu a abordagem e a consequentemente a prisão da dupla. Eles estavam com um aparelho eletrônico retirado de um dos caixas eletrônicos.

Já nas residências alugadas pela quadrilha, a polícia apreendeu vasto material utilizado para a clonagem de cartões, cartões bancários e de crédito, além de cartões do Cidadão e da Bolsa Família. Um casal foi preso em flagrante durante essa diligência. Ainda foram apreendidos dois automóveis avaliados em mais de R $90 mil, relógios, joias, telefones celulares, mais de 150 cartões bancários, objetos eletrônicos, entre outros acessórios provenientes dos golpes aplicados em diversas cidades do Brasil.

Além disso, analisando os antecedentes dos acusados, foi verificado uma grande quantidade de golpes aplicados em outras cidades, sendo um dos mais recentes ocorrido na cidade de Erechim, no final do mês de fevereiro de 2021, onde um integrante da organização foi preso em flagrante quando instalava o equipamento numa agência bancária. Além disso, o delegado Rafael Lopes alerta para um equipamento apreendido durante a diligência e que é responsável por uma “falha” durante a retirada do cartão inserido no caixa eletrônico. De acordo com as investigações, os acusados instalam um dispositivo que impossibilita a retirada do cartão do caixa eletrônico e mais tarde voltam para recolhê-lo.

 

Créditos: diariopopular

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana