Conecte-se conosco

Notícias

RS confirma mais 19 casos de leptospirose após enchentes; total chega a 48

Publicado

em

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, na manhã desta quinta-feira (23), mais de 19 casos de leptospirose em meio às enchentes que assolam o estado. Com isso, o número sobe para 48. Duas pessoas morreram em decorrência da doença (saiba mais abaixo). Os casos foram confirmados após análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), a partir da notificações enviadas pelos municípios.

De acordo com dados da secretaria, até o dia 19 de abril, houve 129 casos e seis óbitos por leptospirose em 2024 no RS. O estado começou a ser atingido pelas enchentes no dia 29 de abril. No total, no ano passado, foram 477 casos e 25 óbitos, disse a SES.

Bola de futebol é vista em poça entre rodovia e casas em Picada Mariante, no município de Venâncio Aires, que foram atingidas pela enchente que deixou cenário devastador após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul — Foto: Fábio Tito/g1

Tragédia no RS
Em razão dos temporais e inundações, 162 pessoas morreram no RS. A Defesa Civil ainda informa que há 75 pessoas desaparecidas, 806 feridas e 653,1 mil pessoas fora de casa.

Duas mortes por leptospirose
Os óbitos pela doença ligados à enchente começaram a ser confirmados pelas prefeituras nesta semana. Em Venâncio Aires, um homem de 33 anos faleceu no dia 17 de maio, de acordo com a prefeitura. A identidade dele não foi revelada. Segundo a prefeitura, ele teria adotado cuidados, como uso de botas nos alagamentos, mas mesmo assim manteve contato com a água.

E em Travesseiro, Eldo Gross, de 67 anos, faleceu pela doença, também em 17 de maio.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana