Conecte-se conosco

Agronegócio

Reconhecimento a quem produz com amor marca Festa do Frango

Publicado

em

A XXIV edição da Festa do Frango promovida pela Prefeitura de Barão de Cotegipe, Comunidade do Povoado Sérvia, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, CooperAlfa, Aurora Coop, Copérdia e Emater/RS, com o apoio de diversas outras entidades, foi realizada neste sábado (21). Depois de um ano sem acontecer por causa da pandemia, o tradicional evento regional, que visa reconhecer e premiar os avicultores e, também, integra a programação de 57 anos do município, foi novamente sucesso gastronômico e de público, reunindo mais de 1.200 participantes.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina; a vice-prefeita Eliane Fátima Folador; o presidente da Câmara de Vereadores, Douglas Martins; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rodrigo Colet; o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton; o presidente da CooperAlfa e secretário do Conselho de Administração da Aurora Coop, Romeu Beti; integrantes da Comissão Organizadora da Festa do Frango, Valdecir Francisco Balestrin e Elcione Pegoraro; o presidente do Conselho Econômico da Comunidade São Domingos do Povoado Sérvia, Luiz Alberto Marmentini; o presidente da Copérdia, Vanduir Martini; o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o coordenador regional da Emater/Ascar-RS, Gilberto Tonello. Também prestigiaram o evento familiares do presidente da Aurora, Mário Lanzsnaster (in memorian) e considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, além das Soberanas do Município, Rainha Tainá Felipetto e princesas Tailine Vial e Alessandra Dallabona; e a Rainha da Terceira Idade, Zenaide Adamzuck.

Foto: Leandro Zanotto | Jornal Bom Dia

Barão de Cotegipe sempre teve grande destaque no setor avícola e hoje conta com 36 avicultores em atividade, 43 aviários e uma capacidade de alojamento de quase 70 mil aves por lote e uma produção de mais de 4 milhões de frangos por ano. Mais do que um jantar, a Festa do Frango é uma oportunidade de ampliar conhecimentos que envolvem a cadeia produtora de carnes e, também, uma forma de valorizar por meio de premiação os melhores avicultores da região, e os destaques do município considerando os quesitos peso, linhagem, sexo e época do ano.
Representando o Povoado Sérvia e a Comissão Organizadora da XXIV Festa do Frango, Valdecir Francisco Balestrin, externou a alegria de receber os convidados para mais esta edição do evento regional, que volta a se realizar depois de um ano de pandemia e se confunde com a história de trabalho e dedicação da própria comunidade. “Há 24 anos esta Comunidade prepara a festa do frango para homenagear os melhores avicultores do nosso Estado e suas famílias, que são quem produzem o alimento para todo o país e para a exportação brasileira”, ressaltou, parabenizando, também, os técnicos. Aproveitando a presença de familiares do então presidente da Auroroa, Mário Lanznaster (in memorian), Balestrin recordou o pedido feito por ele em sua última participação no evento, de não deixar esta festa morrer, externando sua gratidão por este gesto e agradecendo ao prefeito e equipe, comunidade, apoiadores e patrocinadores que não mediram esforços para mais uma edição do evento se realizar.
O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, disse que o gesto homenageia os campeões de produtividade, o setor produtivo do município e as equipes técnicas que auxiliam a potencializar os resultados e, também, incentiva as famílias a permanecerem no campo. O presidente da CooperAlfa, Romeu Beti, declarou que homenagear aqueles que mais se destacaram na atividade significa, também, reconhecer a capacidade de orientação das equipes técnicas. “Esta homenagem é mais que justa e incentiva para que mais avicultores e integrados sejam reconhecidos”, afirmou.
O vice-presidente da Aurora, Marcos Zorzan, definiu o momento como resultado de operações, dias de muito trabalho e sacrifício. “O reconhecimento é o que vale porque a remuneração vai até uma fase da vida”, resumiu, acrescentando que a sucessão vem com o entusiasmo de quem chegou lá, e só quem produz e gosta do que faz sabe como fazer melhor.
O coordenador regional da Emater/Ascar-RS, Gilberto Tonello, destacou que a soma dos esforços é o que melhor vai trazer de benefícios à comunidade. Comentou sobre a preocupação das entidades com a sucessão familiar no campo, enfatizando que o melhor e maior salário está dentro da propriedade e defendendo um trabalho conjunto com os jovens e as famílias.
O presidente da Aurora, Neivor Canton, lembrou que as cooperativas têm a incumbência de levar os ensinamentos até o produtor. Também lembrou do pedido do então presidente Mário Lanznaster (in memorian), de não permitir que esta festa morra. “Este evento retrata a beleza da região, fruto das famílias que estão aqui e amam o que fazem. Nossos produtores, por meio da avicultura, têm permitido que respiremos com um pouco mais de tranquilidade e, junto com as cooperativas, são os parceiros que qualquer governo bem-intencionado gostaria de ter”, sentenciou. O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, assinalou que Barão de Cotegipe é um exemplo para os demais 497 municípios ao reconhecer seus avicultores que têm como vocação no planeta a de alimentar quem não tem segurança alimentar.
O prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina, resumiu que ninguém faz nada sozinho. Ao recordar o ano de 2017 quando a Cooperativa Aurora adquiriu os frigoríficos da Cotrel, acreditando no potencial e salvando a Região Alto Uruguai, agradeceu a parceria e o trabalho das cooperativas. Fez menção especial aos agricultores, que são o motor do campo, lembrando de importantes incentivos fiscais para avicultores e suinocultores, esperando que mais famílias se engajem nesta atividade que produz alimento e riqueza para a nação brasileira. “Temos a cadeia de suínos, que corresponde a 24,5% do nosso setor primário, e a de aves, que representa outros 20%, e somadas à indústria, comércio e serviços completam a economia do município.
Junto com a vice-prefeita Eliane Fátima Folador, homenageou a família de Mário Lanznaster, na pessoa de sua esposa Edirce, filhos e nora, assinalando que o dirigente foi mentor da sucessão da Cotrel para a Aurora. A placa de homenagem entregue contém os seguintes dizeres: “A história construída por Mario Lanznaster tem continuidade diária em nosso município. Nunca morre aquele que deixa exemplos, motivos e sementes do bem espalhados. Reconhecimento da Prefeitura de Barão de Cotegipe e Comunidade do Povoado Sérvio – Maio de 2022”.

Avicultores Premiados

Como forma de estímulo e valorização pelo empenho e esforço na produtividade avícola, e considerando a base de cálculo para a premiação a conversão alimentar dos de 2020 e 2021, os dez melhores avicultores do Alto Uruguai premiados com Certificado de Integração, vale-compras, brindes, kit com produtos locais e um cappone assado foram: 1º lugar – Dirceu Rampi (Erechim), 2º lugar – Claudiomir Marolli (Cruzaltense), 3º lugar – Ademir Pertussatti (Viadutos), 4º lugar – Vanderlei Ângelo Dariva (Aratiba), 5º lugar – Darlei Libero (Aratiba), 6º lugar – Gilberto Florianowitch, 7º lugar – Jurandir José Ambrosio (Aratiba), 8º lugar – Jonas Antonio Zabot (Aratiba), 9º lugar – Alceu José Knerek (Getúlio Vargas) e 10º lugar – Hermes Bucior (Barão de Cotegipe).
Os três melhores avicultores de Barão de Cotegipe foram: 1º lugar – Vanderlei Ângelo Dariva, 2º lugar – Hermes Bucior e 3º lugar – Flavio José Roman.

A festa em números

A XXIV Festa do Frango ofereceu jantar regado a cappone recheado desossado, galeto, frango xadrez, linguiça de frango, massa com peito desfiado de frango, polenta com frango, arroz com batata palha e pão, acompanhado de maionese, radici com bacon e cebola, cenoura e repolho. A comida foi preparada para 1.200 convidados e cerca de 160 trabalhadores. Foram preparados 391 kg de coxa e sobrecoxa de frango, 250 kg de linguiça de frango, 544 kg de cappones, 70 kg de massa, 30 kg de recheio (carne moída, queijo parmesão, milho, ervilha, ovos e temperos verdes a gosto), 100 kg de polenta e 170 kg de batata para maionese.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana