Mundo
Presidentes do Chile e do Uruguai criticam Lula por defender a Venezuela
Durante cúpula sul-americana em Brasília, Gabriel Boric e Lacalle Pou condenaram conselho do petista para Maduro construir uma narrativa sobre autoritarismo no país vizinho.
Os presidentes do Uruguai, Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric criticaram a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que chamou de “narrativa” a realidade social e política na Venezuela. Lula deu a declaração durante encontro com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 29. Lacalle e Boric participam da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul, no Palácio do Itamaraty, juntamente com Maduro e demais chefes de governo sul-americanos.
“Eu fiquei surpreendido quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já sabem o que nós pensamos a respeito da Venezuela e do governo da Venezuela. Agora, se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que os direitos humanos sejam respeitados e não haja presos políticos, o pior a fazer é tapar o sol com um dedo”, disse o uruguaio.
Em entrevista à imprensa, durante a programação da cúpula no Itamaraty, Boric disse que a situação na Venezuela não é uma narrativa, mas uma realidade. “É séria, e tive a oportunidade de vê-la nos olhos e na dor de centenas de milhares de venezuelanos que vêm à nossa pátria e que exigem, também, uma posição firme e clara para que os direitos humanos sejam respeitados”, criticou.
Ao receber Maduro com honras de chefe de Estado no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, Lula disse ao presidente venezuelano que é preciso ele construir uma narrativa para que as pessoas mudem sua opinião sobre o regime de governo adotado no país caribenho. “E a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que o que eles têm contado contra você. Está nas suas mãos construir a sua narrativa e virar esse jogo, para que a gente possa vencer definitivamente, e a Venezuela voltar a ser um país soberano”, disse Lula.
Fonte: Jovem Pan
-
Notícias5 dias atrás
Jovem morador de Erechim sai para vender doces e desaparece entre Lajeado e Montenegro
-
Notícias7 dias atrás
Criança morre após cair em banheira de banho bovino no interior do RS
-
Notícias1 dia atrás
Jovem que se Envolveu em Briga é Encontrado Morto no Interior do RS
-
Notícias4 dias atrás
Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com caminhoneiro; homem sobreviveu
-
Notícias3 dias atrás
Mulher morre em colisão de carro e carreta na BR-153 em Concórdia
-
Notícias2 dias atrás
Grave colisão na ERS-122 resulta em uma morte e deixa dois feridos em Antônio Prado
-
Notícias3 dias atrás
Idoso de 77 anos morre em grave acidente na RS-020
-
Notícias5 dias atrás
Corpo de mulher com marcas de tiro é localizado em praça em Passo Fundo