Conecte-se conosco

Notícias

Preço do leite ao produtor pode recuar mais antes de estabilizar

Publicado

em

A média nacional do preço do leite cru ao produtor no Brasil atinge R$ 2,00, de acordo com pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), divulgada em outubro. No entanto, os criadores de Gado Holandês no Rio Grande do Sul enfrentam desafios significativos após anos de seca e uma inundação que afetou algumas regiões do estado. O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, expressa preocupação com a situação, destacando a falta de efetividade nas soluções propostas.

Tang ressalta que, apesar das discussões sobre soluções, há pouca ação concreta para lidar com os problemas enfrentados pelos criadores. Ele observa que, após várias quedas, o preço do leite pode estagnar ou ter uma pequena elevação, o que, embora não resolva completamente a situação, pode ajudar a minimizar as perdas dos produtores.

O presidente da Gadolando menciona a possibilidade de melhoria nos ganhos para os produtores de leite, apoiando-se em um estudo do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais, que sugere uma redução adicional de 0,2% no preço, seguida pela estabilização após uma sequência de cinco quedas.

Tang destaca a estagnação do mercado, especialmente nas discussões em torno das ações do governo. Ele critica a falta de implementação efetiva das medidas anunciadas, observando que o prazo de 90 dias para a efetivação das ações não tem proporcionado ajuda imediata aos produtores.

A pesquisa da USP identifica três razões para a queda de mais de 30% no preço do leite em 12 meses. A principal preocupação dos criadores é a importação de lácteos. As outras razões incluem a forte ligação do consumo interno com o preço e o aumento da disponibilidade devido ao avanço na captação nacional.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana