Conecte-se conosco

Polícia

Postagem de profissional de saúde causa indignação no RS: ‘Amanhã volto pra emergência do Covid, vida desgraçada’

Publicado

em

A divulgação de postagens atribuídas a uma técnica de enfermagem que trabalha em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, causou indignação nas redes sociais neste fim de semana.

A prefeitura repudiou as postagens e a Associação Hospitalar Vila Nova, que contratou a profissional e a cedeu para o Hospital Regional Nelson Cornetet, enviou o assunto para o setor jurídico.

Em uma das postagens, a mulher aparece sem máscara em foto com outras duas profissionais, e legenda ridicularizando a internação de pacientes acamados.

“Jesus ressuscitou, os pacientes não vão”.

 

Em outra mensagem, ela reclama por ter que cuidar de pacientes em situação crítica, e também escreve: “Amanhã volto pra emergência do Covid, vida desgraçada”.

A postagem segue com risadas e emojis de palhaços.

Profissional da saúde debocha da saúde de pacientes em postagem nas redes sociais — Foto: Reprodução / RBS TV

O G1 e a RBS TV não conseguiram contato com a autora das postagens, que teve as redes sociais deletadas ou com alteração de nome.

Em nota, a prefeitura de Guaíba diz que repudia veementemente o comportamento inadequado e a falta de respeito com os pacientes (leia manifestação completa abaixo).

“Foi uma atitude isolada, de profissionais que certamente não representam a sua categoria, tampouco a Associação Hospitalar Vila Nova, que juntamente da equipe da Secretaria de Saúde, dentro das possibilidades, vem trabalhando arduamente para sempre proporcionar um melhor atendimento para os pacientes”.

Já o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) informou por meio de nota que repudia a atitude das colegas e informa que o Departamento de Fiscalização (Defisc) e a Ouvidoria já reuniram elementos e passaram detalhes do episódio à Diretoria para encaminhamento das providências cabíveis.

“Este equivocado comportamento das profissionais não pode servir para rotular uma profissão tão dedicada e que tem dado a vida para salvar pacientes da Covid19 e outras tantas patologias”, diz o conselho. (Lei a nota completa abaixo)

Nota da prefeitura
A Prefeitura de Guaíba, na tarde desse domingo, 04/04, tomou ciência de acontecimentos reprováveis nas redes sociais, realizados por uma das técnicas de enfermagem do Hospital Vila Nova e vem por meio desta comunicar que repudia veementemente todo o comportamento inadequado e a falta de respeito com os pacientes internados no Hospital Regional Nelson Cornetet.

Foi uma atitude isolada, de profissionais que certamente não representam a sua categoria, tampouco a Associação Hospitalar Vila Nova, que juntamente da equipe da Secretaria de Saúde, dentro das possibilidades, vem trabalhando arduamente para sempre proporcionar um melhor atendimento para os pacientes.

Assim, a Prefeitura entrou em contato com a Associação Hospitalar Vila Nova, para qual aquela profissional trabalha, e esta informou que na segunda-feira enviará o assunto para o setor jurídico, para que sejam tomadas todas as providências cabíveis.

Nota do Coren-RS
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público se manifestar quanto às atitudes de técnicas de Enfermagem que atuam no Hospital Regional Nelson Cornetet, em Guaíba. As profissionais aparecem em publicações nas redes sociais zombando das condições de pacientes assistidos na emergência Covid19 da instituição de saúde. O Coren-RS repudia tal atitude das colegas e informa que o Departamento de Fiscalização (Defisc) e a Ouvidoria já reuniram elementos e passaram detalhes do episódio à Diretoria para encaminhamento das providências cabíveis.

O Conselho ressalta que a necessidade das(os) colegas aplicarem, à risca, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde, com ênfase nas condutas, comportamentos e atitudes que devem ser seguidas(os) sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa. Trabalhadoras(es) da categoria devem ficar atentos à legislação, inclusive às específicas no que se refere às redes sociais. Além disso, em caso de instauração de processo ético, qualquer profissional tem o direito à defesa.

Cabe ressaltar que a atitude é isolada e não reflete o empenho da categoria no dia a dia da saúde, em especial na linha de frente de combate à pandemia do novo Coronavírus. O Conselho enfatiza que este equivocado comportamento das profissionais não pode servir para rotular uma profissão tão dedicada e que tem dado a vida para salvar pacientes da Covid19 e outras tantas patologias. Além disso, denúncias referentes a este e qualquer outro episódio devem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria do Coren-RS, que apura as situações e dá encaminhamento aos processos de forma sigilosa.

Créditos: G1

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana