Conecte-se conosco

Tempo

Padrão climático atípico pode trazer frio e geada em Novembro

Publicado

em

Pacífico se resfriou muito na região equatorial nas última semanas e condição favorece incursões muito tardias de ar frio
Não foi muito frio, mas a temperatura foi baixa para o fim de outubro em diversas cidades do Rio Grande do Sul no amanhecer deste domingo. Embora a primavera avance e comece a se registrar um aumento dos dias de temperatura mais alta, e esta semana será uma evidência com algumas tardes de calor, o frio ainda não vai ficar para trás e, acredite, novembro tem chance de ter ainda madrugadas muito frias e até com chance de marcas negativas e geada.
O amanhecer frio para esta época do ano foi consequência da atmosfera mais seca e o tempo aberto em parte do Rio Grande do Sul durante a madrugada de hoje por conta do afastamento do centro de baixa pressão que trouxe instabilidade no território gaúcho no final da última semana. Normalmente, a Oeste de centros de baixa pressão avança uma massa de ar mais seco e de temperatura menor, proporcionando menores marcas à noite.

O que impressiona são os indicativos de vários modelos de tempo e clima que o mês de novembro ainda pode ter madrugadas de frio no Sul do Brasil, quando no penúltimo mês do ano incursões de ar frio são muito menos comuns e quando ocorrem, por regra, são de muito fraca intensidade. Em um período do ano em que o calor já deveria predominar e o regime de chuva gradualmente mudar para o de verão com pancadas associadas ao calor e umidade, os dados apontam uma incursão de ar frio mais forte.

Fonte: Metsul Meteorologia

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana