Conecte-se conosco

Política

Olavo de Carvalho, guru do Bolsonaro, morre aos 74 anos

Publicado

em

Considerado o guru do bolsonarismo, o escritor Olavo de Carvalho, de 74 anos, morreu na noite desta segunda-feira (24/1), madrugada de terça no horário brasileiro. Ele estava internado em um hospital de Richmond, Virgínia, nos Estados Unidos.

O perfil oficial de Carvalho no Twitter comunicou a morte. Veja:

Reprodução

A causa da morte não foi anunciada. Entretanto, o próprio escritor afirmou que tinha se infectado com o novo coronavírus, causador da Covid-19. Carvalho era casado atualmente com Roxane, tinha oito filhos e 18 netos.

Natural de Campinas (SP), Olavo vivia desde 2005 nos Estados Unidos. Segundo ele, um dos motivos para sua mudança do Brasil para os EUA foi a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República. Como revelado pelo Metrópoles, Olavo desembarcou no Brasil em 8 de julho de 2021 para um tratamento médico, após anos sem pisar no país.

Olavo foi internado com problemas respiratórios em abril do ano passado em um hospital no estado da Virgínia. No Brasil, o escritor foi levado para o InCor, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), onde foi atendido pelo cardiologista José Antonio Ramires.

Olavo lidava há alguns anos com consequências da doença de Lyme, popularmente conhecida como “doença do carrapato”, que pode causar irritação na pele, dores nas articulações e fraqueza nos membros.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), também pelas redes sociais, lamentou a morte do escritor. “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, publicou o perfil. Confira:

Reprodução

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana