Conecte-se conosco

Notícias

Observatório registra passagem de meteoro bólido no céu em direção à fronteira do RS

Publicado

em

O Observatório Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou, na madrugada desta terça-feira (24), a passagem de um meteoro bólido sobre o Rio Grande do Sul.

De acordo com o observatório, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 104,9 km, na Região da Fronteira Oeste. Em Taquara, a magnitude registrada foi de – 2.3 e a duração, 2,9 segundos. Conforme os pesquisadores, é o maior bólido em magnitude registrado em 2023.

Segundo Carlos Fernando Jung, um dos fundadores do observatório, o registro faz parte de um fenômeno chamado January Zeta Bootids. ”Pertence a uma chuva de meteoros que está ocorrendo neste período. Uma chuva com poucos meteoros por hora. Até agora foi o de maior magnitude (brilho)”, afirma o especialista.

Magnitude

A magnitude mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude. Os valores de magnitude aparente dos objetos podem variar entre -27 até +30, de acordo com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. O Sol, por exemplo, com magnitude aparente de -27, é o objeto mais brilhante no céu.

Outros episódios

Quedas de meteoro são frequentemente vistas no céu do Rio Grande do Sul. Em março de 2022, um deles explodiu duas vezes sobre São José do Norte, no Litoral Sul do estado, sendo registrado em vídeo por especialistas.

Em abril no ano passado, um meteoro “fireball” foi extinto a 40 km de altitude sobre Porto Alegre. Um dos meteoros mais longos já registrados pelo Observatório Heller & Jung foi observado em agosto de 2021, quando o corpo celeste ficou por 12 segundos visível no céu.

Em outubro de 2020, moradores da Serra puderam encontrar fragmentos de um meteoro que passou pela região cerca de duas semanas antes. O meteoro media cerca de 1,74 metro de altura – o tamanho de um Fusca – e pesava 9,4 toneladas.

Observatório registra passagem de meteoro bólido no céu do RS em janeiro de 2023 — Foto: Observatório Heller & Jung

 

Fonte: G1 RS
Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana