Conecte-se conosco

Notícias

Nível do Rio Uruguai sobe 10 metros e travessias com balsas entre SC e RS são paradas

Publicado

em

O nível do Rio Uruguai subiu quase 10 metros acima do normal no Oeste de Santa Catarina, por conta das chuvas intensas registradas na região nos últimos dias. Municípios ribeirinhos já registram transtornos pontuais.

A travessia que liga Itapiranga (SC) à Barra do Guarita (RS) foi interrompida em razão do nível do Rio Uruguai que aumentou significativamente e contínua com tendência de elevação. Pequenos barcos ainda realizam a travessia de pessoas nesta segunda-feira (30). A Defesa Civil de Itapiranga atualizou o nível às 9 horas, em 9,04 metros.

A cheia do Rio Uruguai também interrompeu a travessia entre São João do Oeste (SC) a Caiçara (RS).

Também foi interrompido o serviço de travessia com balsa entre Mondaí (SC) e Vicente Dutra (RS), às 18h30 deste domingo (29). Não há previsão de retomada dos trabalhos. O responsável pelo serviço informou que a interrupção se deve ao grande volume de chuva registrado na região e a elevação do nível do rio.

A cheia do Rio Uruguai também interrompeu a travessia entre São João do Oeste (SC) a Caiçara (RS).

Transtornos

O nível da água no Rio Saudades interrompeu o trânsito na ponte entre a Linha São Luiz, em Saudades e a Linha Anta Gorda, em Pinhalzinho, na manhã desta segunda-feira.

Em Itapiranga a passagem em várias pontes foram interrompidas, como na linha Sede Capela, em dois trechos e na linha Dourado. Na linha Laranjeira ainda é possível passar pela ponte sobre o Rio Macaco Branco.

Barragem

A Foz do Chapecó Energia informou que devido às chuvas na região, está desde a tarde de domingo, vertendo acima do habitual, mas nos níveis normais de operação.

A quantidade de água a ser liberada é determinada pelo Operador Nacional do Sistema, que coordena as usinas do país. O vertimento da usina Foz do Chapecó é impactado pelas hidrelétricas que estão acima do reservatório, no rio Uruguai.

A previsão é que o vertimento continue no mesmo nível atual, nas próximas horas. Os dados sobre vazão são divulgados de hora em hora no site da empresa.

Fonte: ND Mais

 

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana