Conecte-se conosco

Segurança

Moradores recebem com bolo e festa PMs que vão morar em posto reformado

Publicado

em

Sanduíches, cucas, bolos e salgadinhos cuidadosamente alinhados em uma mesa de café da manhã. A figura central, a torta, dá a pista do tema da festa: “Salve 11º BPM”, diz a decoração em glacê de cor verde, em homenagem ao 11º Batalhão de Polícia Militar.

Policiais e moradores do bairro Jardim Botânico e arredores se dividem entre as delícias colocadas sobre a mesa. A festa, que teve início às 7h30min, é feita para comemorar o reinício da atividade de policiamento na 3ª Companhia do 11º BPM. Após cinco meses em obras e investimento de mais de R$ 100 mil da comunidade, o local ficou apto a receber oito policiais que passam a morar no local.

Moradores recebem com bolo e festa PMs que vão morar em posto reformado

Foto: Bibiana Dihl / Agência RBS

— Como é bonito o povo se unir. Ficamos muito felizes com o resultado. Na paróquia, na praça, eu e outros tentamos mobilizar o máximo de pessoas possível para ajudar — conta a aposentada e doceira Oliria Allgayer, 70 anos, que cumprimentava os policiais, desejando boas-vindas.

Em 2012, por falta de efetivo, apenas um policial passou a atuar no posto policial localizado no bairro Jardim Botânico. A sede da 3ª Companhia havia sido transferida para o bairro Chácara das Pedras, a cerca de oito quilômetros.

Com o apoio dos moradores da região para a reforma e a chegada de novos policiais, será implantado no local, a partir desta sexta-feira (11), o modelo de policiamento comunitário.

— Os policiais têm grupo de WhatsApp com os moradores do bairro para serem alertados de ocorrências e problemas na região. Ocupando este espaço, por consequência, as viaturas começam a circular mais por aqui, contribuindo para a segurança do bairro. O apoio da comunidade foi essencial para a efetivação desse projeto. Eles estavam ansiosos, e nós também — comemora o comandante da 3ª Companhia, capitão Sérgio Roberto Rocha Machado.

Nos próximos dias, devem chegar veículos adaptados, como vans e bicicletas, que circularão pela região. Com isso, os policiais ficarão posicionados em pontos-chave, escolhidos com base nos indicadores de criminalidade. Além disso, há previsão de que, nos próximos meses, o batalhão tenha acesso a câmeras de segurança de condomínios da região para monitorar ocorrências — as telas para visualização das imagens também serão custeadas pela comunidade.

Moradores recebem com bolo e festa PMs que vão morar em posto reformado

Foto: Bibiana Dihl / Agência RBS

Fonte: Gaucha ZH

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana