Connect with us

Política

Lula escolheu Flávio Dino para o STF e Gonet para a PGR, diz jornal

Published

on

Alega-se que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), já teria definido os indicados para ocupar as vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Procuradoria-Geral da República (PGR). Conforme reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o substituto proposto para a ministra Rosa Weber no STF seria o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), enquanto o sucessor de Augusto Aras na PGR seria Paulo Gonet.

Flávio Dino e Lula Foto: Tom Costa/MJSP

Segundo a publicação, tais escolhas teriam sido confirmadas por Lula a seus aliados no domingo (26) e seriam anunciadas na segunda-feira (27), antes de sua viagem para a Arábia Saudita. Flávio Dino já era considerado o principal candidato ao STF desde outubro. Antes de ingressar na política, ele atuou como juiz federal e ocupou cargos relevantes, como secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da Associação dos Juízes Federais, além de ter sido assessor no Supremo Tribunal Federal.

Já Paulo Gonet, apesar de não ser inicialmente cotado com tanta certeza para a PGR, contava com o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes do STF. Ele foi um dos favoritos desde o início da disputa pela Procuradoria-Geral da República, embora o subprocurador Antonio Bigonha, apoiado pelo PT, fosse considerado o principal candidato ao cargo. Gonet, com 62 anos, ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e, nos anos 90, fundou o Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP) com Gilmar Mendes. Atualmente, ocupa o cargo de vice-procurador-geral eleitoral.

As sabatinas e votações de Dino para o STF e de Gonet para a PGR devem ser temas importantes na pauta do Senado nas próximas quatro semanas, antes do recesso parlamentar. Membros do governo afirmam que há um acordo com a cúpula da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da própria Casa para que as votações dos indicados ocorram até o final do ano.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana