Conecte-se conosco

Notícias

Falta de medicamentos em farmácias e hospitais do RS causa restrições em cirurgias

Publicado

em

A falta de medicamentos em farmácias e hospitais do Rio Grande do Sul já tem causado restrições em cirurgias. A população encontra dificuldades para comprar remédios para febre.

Conforme o Conselho Regional de Farmácia, a falta de medicamentos é generalizada, e uma das causas é a escassez de matéria-prima. Atualmente, cerca de 90% dos insumos usados no Brasil para a produção de medicamentos vem da China e da Índia. A China enfrenta um novo lockdown em razão da Covid, o que tem dificultado a importação dos produtos.
“Além da falta da matéria prima, dos insumos, muitas vezes nos temos a falta das embalagens. Às vezes, a indústria tem matéria prima pra poder preparar o medicamento, mas faltam as embalagens como conta gotas, frascos, ampolas”, afirma a presidente do CRF, Letícia Raupp dos Santos.

Foto: Reprodução/RBSTV

Ela diz que já está ocorrendo desabastecimento em municípios e hospitais de diferentes portes. “Inclusive nas farmácias privadas, nós já estamos detectando a falta de algumas medicações”.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS) revela que algumas cidades já tem aumento das internações por causa da falta de remédios.
O Ministério da Saúde informou que trabalha junto com os conselhos municipais e estaduais de saúde e com representantes das indústrias farmacêuticas para articular ações emergenciais que diminuam o desabastecimento de medicamentos.

 

Fonte: G1
Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana