Política
Em dia de visita de Lula, grupo instala outdoors em apoio a Bolsonaro em MG
Um movimento da direita, composto por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL), instalou sete outdoors e 21 faixas nas ruas de Juiz de Fora (MG) exclusivamente para a visita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à cidade mineira na última quarta-feira (11). Todo o material foi colocado horas antes de o petista chegar.
O Movimento Direita Minas diz que a intenção foi demonstrar apoio a Bolsonaro e repúdio a Lula. Advogados ouvidos pela reportagem divergem quanto à legalidade desse tipo de divulgação, se pode ou não configurar propaganda eleitoral antecipada.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério Público Eleitoral informou que consultou quatro promotores e dois deles disseram que não receberam representações contra os outdoors até a tarde de ontem (13). Os outros dois não haviam respondido no mesmo prazo.
Os outdoors foram fixados em trajetos por onde o petista supostamente passaria desde a saída do aeroporto, no bairro Aeroporto, até a região central, onde participou de eventos.
Neles, Bolsonaro aparece com a faixa presidencial e a frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, lema da campanha vitoriosa de 2018.
A coordenadora do Direita Minas disse que os outdoors foram uma “proposta mais positiva” do movimento para demonstrar a contrariedade quanto a visita do ex-presidente. Segundo ela, tudo foi custeado com doações de simpatizantes e os outodoors ficarão instalados por 30 dias.
“A gente colocou sete outdoors pela cidade, todos com imagem do presidente Bolsonaro. Foram instalados hoje [quarta-feira], exatamente para receber o ladrão [referência a Lula], no caminho dele, fazendo uma homenagem a ele [Bolsonaro], para poder deixar ali registrado que Juiz de Fora está com Bolsonaro. A gente coloriu nossa cidade de verde e amarelo. Nós também espalhamos 21 faixas em pontos estratégicos da cidade em apoio ao presidente Bolsonaro e repudiando também a vinda do Lula”, contou Roberta Lopes, no dia da visita do petista.
Foi em Juiz de Fora que, na campanha de 2018, Bolsonaro foi esfaqueado. Na cidade, o atual presidente obteve 52,36% dos votos no segundo turno das eleições; Fernando Haddad (PT) teve 47,64%.
Hoje, o município é comandado pela prefeita Margarida Salomão, do PT. Roberta afirma, entretanto, que os moradores se identificam com Bolsonaro.
“A gente consegue perceber que a cidade tem um histórico com o PT, até mesmo por causa da gestão da Margarida, mas a gente não podia deixar de registrar que, em sua maioria, o povo de Juiz de Fora é conservador. O presidente Bolsonaro tem todo um histórico com Juiz de Fora, a gente tem uma ligação não só em respeito, mas também afetiva com o presidente Bolsonaro, pelo histórico de tudo que aconteceu aqui com o atentado.”
Enquanto o material de divulgação de Bolsonaro era instalado, uma parte dos manifestantes a favor do presidente se concentrou no local da facada, no centro da cidade.
A tática, no entanto, pode não ter funcionado como o grupo ligado a Bolsonaro esperava. Uma pessoa do PT de Juiz de Fora disse ao que a campanha de Lula ficou sabendo da quantidade de material fixado e desviou a rota original.
Alguns carros seguiram o trajeto inicialmente planejado para despistar os bolsonaristas —um “comboio fake”, como chamou uma pessoa ligada à empresa que cuidou de toda a logística da equipe de Lula em Juiz de Fora. Essa mesma fonte confirmou a rota alternativa feita para evitar o encontro com bolsonaristas e, consequentemente, não passar pelo trajeto da maioria dos outdoors.
-
Notícias7 dias atrás
Jovem é encontrada morta em lavoura na divisa entre Erechim e Paulo Bento
-
Notícias5 dias atrás
Jovem morador de Erechim sai para vender doces e desaparece entre Lajeado e Montenegro
-
Notícias7 dias atrás
Criança morre após cair em banheira de banho bovino no interior do RS
-
Notícias1 dia atrás
Jovem que se Envolveu em Briga é Encontrado Morto no Interior do RS
-
Notícias4 dias atrás
Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com caminhoneiro; homem sobreviveu
-
Notícias3 dias atrás
Mulher morre em colisão de carro e carreta na BR-153 em Concórdia
-
Notícias2 dias atrás
Grave colisão na ERS-122 resulta em uma morte e deixa dois feridos em Antônio Prado
-
Notícias2 dias atrás
Idoso de 77 anos morre em grave acidente na RS-020