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Cultura

Com ênfase no acolhimento e inclusão, MTG divulga balanço de duas semanas de gestão

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Em duas semanas a frente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a presidente Gilda Galeazzi já começou a implementar medidas para profissionalizar a gestão, aproximar a entidade da comunidade e fortalecer as entidades tradicionalistas. Além disso, ações estão sendo implementadas para tornar o MTG mais acolhedor, inclusivo e propositivo.

Um detalhado planejamento estratégico foi preparado para nortear as principais ações da gestão ao longo do ano, valorizando boas práticas que já existem, e corrigindo o que pode ser melhorado. As mudanças já começaram pelas redes sociais. As postagens nas páginas do MTG e do Eco da Tradição se tornaram mais abrangentes, contando histórias humanas, mostrando vídeos de artistas e danças tradicionais. Só o “gaitaço” da Fábrica de Gaiteiros, de Renato Borguetti, já atingiu quase 1 milhão de visualizações, recorde histórico no perfil.

De acordo com as estatísticas do Facebook, as páginas oficiais do movimento cresceram, no período, bem acima da média das demais páginas ligadas às tradições gaúchas.
-Percebemos que os tradicionalistas buscavam esse espaço diferenciado, não apenas para informar sobre atividades oficiais do nosso movimento, mas também para que se enxergassem nas postagens, afirma Gilda Galeazzi.

Em relação aos eventos, a prioridade, no momento, é a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, uma grande competição, sem prêmios em dinheiro, que acontece de 19 a 22 de março no Parque da Associação Rural de Pelotas. E já na Fecars, o MTG quer acolher portadores de necessidades especiais, através de atividades organizadas pela professora Mara Caldeira, diretora do Departamento de Inclusão.

A festa campeira também servirá para aproximar o MTG das entidades que possuem objetivos semelhantes. Para a abertura, o vice-presidente Campeiro, Adriano Pacheco, convidou o diretor de Laço da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Marcelo Correa, para desfilar, a cavalo.
-Sempre buscamos essa aproximação. É um sonho que realizamos, comemora Correa.

Em relação a um dos itens prioritários do programa de gestão, que busca ampliar as relações com a comunidade e tradicionalistas, o primeiro passo foi transferir a sede do MTG para o Rodeio Internacional de Vacaria, entre os dias 1º e 9 de fevereiro. A repercussão foi tão positiva que a medida será repetida, entre os dias 5 e 15 de março, no Rodeio Nacional de Campo Bom.

põe para Imprensa/MTG

Baile do associado

Uma série de medidas está sendo preparada para fortalecer os associados dos CTGs e atrair mais público para as entidades. O marco desta iniciativa será um grande baile que está sendo organizado para o dia 7 de abril, uma terça-feira, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, no qual os portadores do cartão tradicionalista não pagarão ingresso, desde que estejam pilchados. João Luiz Corrêa, diretor do Departamento de Música Regional Gaúcha do MTG, estará entre as atrações, com diversos artistas convidados.

Na mesma noite, será lançado um programa que contará com a doação de cachês de diversos cantores e grupos musicais, para incentivar boas iniciativas nas entidades das 30 Regiões Tradicionalistas. Também terá início o “Me Visita!”, iniciativa que tem por objetivo estimular as visitas entre as entidades e criar uma rede de descontos no comércio para portadores do cartão tradicionalista.
-Com isso, buscamos repovoar os galpões de CTGs, estimulando a comunidade a fazer parte dos centros de tradições, explica Fernando Espíndola, coordenador do Me Visita!.

Buscando atrair novos filiados, está sendo finalizado um projeto, via Lei Federal de Incentivo a Cultura, para organizar mostras de nossas tradições em parques a céu aberto, para quem não conhece as atividades desenvolvidas em nossos galpões. É uma forma de ir ao encontro da comunidade para que, em um segundo momento, retribuam a visita e se agreguem ao ambiente de um CTG.

Como medida de transparência, todas as principais novidades do MTG serão informadas, semanalmente, diretamente aos coordenadores regionais e patrões, através de uma estratégia de comunicação interna, via WhatsApp.
-É uma forma de prestar contas àqueles que são a razão de ser do movimento, a base da pirâmide, que são as entidades, afirma o vice-presidente de Administração e Finanças, César Oliveira.

põe para Imprensa/MTG

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