Conecte-se conosco

Notícias

Chuva de meteoros deve ser vista do RS na madrugada desta terça

Publicado

em

Uma chuva de meteoros, chamada Tau Herculídeas, poderá ser vista do Rio Grande do Sul nesta semana. O fenômeno é resultante do Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann que, em 1995, deixou fragmentos e uma trilha de partículas em sua órbita.

O professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, explica que na madrugada desta terça-feira (31), a Terra deve atravessar, pela primeira vez, essa nuvem de detritos, o que vai gerar a tempestade de meteoros.

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação

“A previsão é de que muitos fragmentos entrem, porque é a primeira vez”, destaca Jung. Ele cita estudos que estimam de 10 mil até 100 mil meteoros por hora em condições ideais de observação. “A previsão do tempo é boa, possivelmente vai dar pra ver. Vamos tentar registrar em tempo real.”

A maior intensidade da chuva será por volta das 2h de terça. O professor ressalta que o pico principal da chuva deve ocorrer em uma janela de 30 a 40 minutos. Mas na noite desta segunda (30) e madrugada de terça (31) poderão ser observados inúmeros meteoros.

De acordo com o professor, apesar da neblina nos últimos dias, já foi possível registrar atividade maior durante as madrugadas. Ele afirma que o tamanho dos fragmentos é imprevisível, bem como o local onde vão cair.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana