Conecte-se conosco

Saúde

Cegos voltam a enxergar após transplante na Escócia

Publicado

em

Esperança para cegos. Graças a um transplante pioneiro, oito pacientes com um problema que destrói a visão tiveram a área afetada reparada – e dois foram capazes de ler novamente após ter degeneração macular severa.

O tratamento revolucionário pode levar à cura da cegueira causada por danos na córnea, a superfície protetora do olho.

A nova pesquisa foi feita na Escócia e mostra que milhões de pessoas que não enxergam poderiam ter sua visão restaurada com transplante de células-tronco retiradas dos olhos de doadores não vivos.

Fonte: Com informações do Só Notícia Boa

“Os resultados deste pequeno estudo são muito promissores e mostram o potencial das cirurgias oculares de células-tronco seguras, bem como melhorias no reparo ocular”, disse o líder do estudo Baljean Dhillon, professor de oftalmologia clínica do Centro de Ciências Cérebro-Clínicas da Universidade de Edimburgo.

Descrevendo o avanço como um “primeiro do mundo”, Dhillon e seus colegas disseram que ele lança luz sobre as causas dos distúrbios da visão e mostra como os danos oculares podem ser corrigidos com células-tronco de doadores de órgãos.

Como

O estudo publicado na STEM CELLS Translational Medicine focou nas células-tronco límbicas, que normalmente são deficientes em pacientes que sofrem de cegueira da córnea.

As células ficam na camada superior da córnea, o epitélio, e atuam como uma barreira contra poeira e germes.

Sem esse tecido, a córnea se torna irregular, destruindo a visão e deixando o olho propenso a infecções.

Isso pode resultar de danos causados por produtos químicos ou calor – ou uma doença chamada aniridia, que pode levar a cicatrizes e perda de visão severa em ambos os olhos, bem como dor crônica e vermelhidão.

As córneas saudáveis normais são transparentes – mas quando essas células especializadas são perdidas, a córnea fica marcada e embaçada.

Como forma de reparar a córnea, a equipe usou amostras de pessoas que doaram seus olhos após a morte para cultivar as células-tronco.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana