Conecte-se conosco

Política

Ato com Lula e Daniela Mercury será investigado por uso de dinheiro público

Publicado

em

A Controladoria Geral do Município (CGM) da Prefeitura de São Paulo vai abrir uma sindicância para apurar o gasto de recursos públicos, por meio de emendas parlamentares, no ato das centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalhador. O evento ocorreu no domingo, na praça Charles Müller, em frente ao Pacaembu, contou com show da cantora Daniela Mercury e virou uma espécie de ato de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que discursou e recebeu declarações explícitas de apoio em sua pré-candidatura à Presidência da República.

Foto: Divulgação

Com recursos da Prefeitura, foram contratados pelas centrais sindicais diversos shows, entre eles o de Daniela Mercury, num custo total de R$ 187 mil aos cofres públicos. Esses recursos foram liberados em atendimento a emendas parlamentares dos vereadores Eduardo Suplicy (PT), Alfredinho (PT) e Sidney Cruz (solidariedade).

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a “a prefeitura não iria negar a solicitação por emenda parlamentar para fazer uma festa para os trabalhadores”. Ele afirmou, porém, que “Não é permitido em qualquer atividade paga com recursos públicos o uso político-partidário”.

O evento foi organizado por sete centrais sindicais, sendo as maiores a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Em nota conjunta. as centrais afirmaram que o uso de recursos públicos para apresentações artísticas é respaldado pela lei e que os shows teriam acontecido após o ato político com representantes de organizações sindicais e movimentos sociais.

“Encerrado o ato político, foram realizadas apresentações artísticas contratadas via emendas parlamentares. O uso das emendas parlamentares para a realização de festas populares é respaldado pela lei orçamentária do município, que permite a vereadores e vereadoras destinar o valor das emendas a atividades culturais com apresentações artísticas abertas ao público, como festas juninas, festas de aniversário de bairro, atividades esportivas amadoras, como corridas de rua, e campeonatos, Dia do Trabalhador, entre outras.

A assessoria da Daniela Mercury, por sua vez, tem enfatizado que não recebeu recursos diretos da prefeitura e que a artista foi contratada pela MGioria Comunicações, contratada pelas centrais sindicais.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana