Conecte-se conosco

Agronegócio

Árvore proibida causa morte de abelhas no Norte de SC e moradores são alertados

Publicado

em

Uma árvore que tem o plantio proibido em Santa Catarina tem sido motivo de alerta para moradores de Corupá, no Norte catarinense. A Prefeitura está orientando para que seja feito o corte e se evite a proliferação da Spathodea, conhecida como bisnagueira, que causa a morte de abelhas.

O alerta, emitido na quarta-feira (8), destaca o perigo da planta, que também é conhecida pelos nomes tulipeira-do-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta. Além disso, ressalta sobre a importância das abelhas na manutenção da biodiversidade.

Foto: Reprodução

Daniel Müller, gerente de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, explica que as abelhas morrem após ingerir uma toxina que é produzida pela árvore.

“Ela produz uma flor vermelha atraente para as abelhas e, assim que entram em contato os insetos acabam morrendo”, destaca o gerente.

Em Corupá, a planta é facilmente encontrada, por isso a preocupação. Segundo a Prefeitura, em caso de dúvidas os moradores podem entrar em contato com a equipe da Secretaria.

Daniel ainda ressalta que há uma lei estadual que permite o corte da planta e também proíbe a produção de mudas.

“Nós lembramos que, segundo a Lei Estadual 17.694 de 14 de Janeiro de 2019, a remoção da espécie Spathodea exige o replantio de uma espécie nativa”, observou.

 

Fonte: ND Mais

 

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana