Notícias
Rio Guaíba Retrocede Pelos Esgotos e Ruas Voltam a Alagar
Na noite desta quarta-feira, o Guaíba começou a refluir pela rede de esgotos no Quarto Distrito, após subir aproximadamente 20 centímetros nas últimas horas, devido aos fortes ventos vindos do Sul que afetam o Norte da Lagoa dos Patos, enquanto um ciclone se forma na costa.
Situação Atual no Quarto Distrito
A equipe da MetSul Meteorologia esteve no Quarto Distrito nesta noite e constatou que a situação permanece controlada em quase toda a região. Há lama nas ruas devido à chuva, e o lixo acumulado ainda é visível em diversos pontos.
Áreas Atingidas
Na Voluntários da Pátria, entre as ruas Ernesto da Fontoura e Polônia, foi observado o refluxo das águas do Guaíba pela rede de esgotos. Na esquina da Ernesto da Fontoura, havia um pequeno ponto de acúmulo de água.
Medidas do DMAE
Na esquina das ruas Polônia e Voluntários da Pátria, próximo à empresa Ferramentas Gerais, as águas do Guaíba estavam extravasando pelo bueiro. No entanto, não houve alagamento significativo, pois a boca de lobo estava absorvendo a água que extravasava. O Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) colocou sacos de areia e pedras sobre o bueiro, mas eles se desmancharam. Embora tenham evitado que a água jorrasse para o alto, não impediram que ela extravasasse para a rua.
Nível do Guaíba
No Cais Mauá, o nível do Guaíba chegou a 2,80 metros no início da noite, após subir cerca de 20 centímetros durante a tarde devido aos ventos do quadrante Sul na Lagoa dos Patos. A MetSul Meteorologia, com duas décadas de monitoramento, observou que quando o Guaíba atinge cotas de 2,70 ou 2,80 metros, a água costuma extravasar pela rede de esgotos nesta área do Quarto Distrito, entre as ruas Voluntários, Missões, Ernesto da Fontoura e Polônia.
Histórico de Enchentes
Esse fenômeno já foi observado em enchentes anteriores, como as de 2015, 2016, 2020, 2023 e agora em 2024. O primeiro ponto do Quarto Distrito onde o Guaíba extravasa pela rede de esgotos quando o nível ultrapassa 2,70 metros é entre essas ruas mencionadas.
Situação Atual e Previsões
Apesar das imagens causarem preocupação, é importante ressaltar que a situação está localizada e o alagamento é menor do que em eventos anteriores com o mesmo nível de 2,80 metros. O Guaíba começou a estabilizar nesta noite, à medida que o efeito do vento Sul diminui. Embora a subida do nível do rio seja rápida quando o vento Sul sopra, ela é temporária, e o nível do Guaíba tende a baixar logo.
Expectativa para os Próximos Dias
Com nível médio histórico em junho de 1,02 metro, o Guaíba continuará elevado, mantendo-se acima da cota de alerta de 2,50 metros nos próximos dias, devido à alta vazão do Jacuí e de outros rios. O vento Sul deve soprar forte novamente no sábado, provocando nova subida no nível do rio.
Impacto na Cidade
Os atuais níveis do Guaíba têm causado alagamentos no extremo Sul de Porto Alegre, em bairros como Guarujá e Lami, e principalmente nas ilhas, onde a água tem persistido em vários pontos por dois meses.
-
Notícias6 dias atrás
Jovem é encontrada morta em lavoura na divisa entre Erechim e Paulo Bento
-
Notícias4 dias atrás
Jovem morador de Erechim sai para vender doces e desaparece entre Lajeado e Montenegro
-
Notícias5 dias atrás
Criança morre após cair em banheira de banho bovino no interior do RS
-
Notícias3 dias atrás
Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com caminhoneiro; homem sobreviveu
-
Notícias2 dias atrás
Mulher morre em colisão de carro e carreta na BR-153 em Concórdia
-
Notícias1 dia atrás
Idoso de 77 anos morre em grave acidente na RS-020
-
Notícias13 horas atrás
Grave colisão na ERS-122 resulta em uma morte e deixa dois feridos em Antônio Prado
-
Notícias4 dias atrás
Corpo de mulher com marcas de tiro é localizado em praça em Passo Fundo