Conecte-se conosco

Notícias

Enchentes Voltam a Causar Danos e Desabrigam 1,2 Mil em Montenegro

Publicado

em

A elevação do Rio Caí obrigou os moradores de Montenegro, localizada a 63 km de Porto Alegre no Vale do Caí, a abandonar suas casas. Cerca de 1,2 mil pessoas estão fora de suas residências, e o município abriu dois abrigos para acolher aproximadamente 200 pessoas.

Às 2h, o nível do rio atingiu 7,59 metros, superando em 1,59 metro a cota de inundação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 30 pessoas foram resgatadas entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira devido à cheia.

foto: Divulgação

A região permanece em alerta, pois a previsão é de que as chuvas continuem até quarta-feira (19). Em São Sebastião do Caí, município vizinho, a Climatempo registrou cerca de 71 milímetros de precipitação nas últimas 96 horas.

Durante a terça-feira, os bombeiros vistoriaram as áreas afetadas pelas enchentes. Em locais onde o acesso só é possível por barco, eles estão tentando identificar e ajudar os moradores necessitados.

“O temor é que o volume de água aumente. Vamos aguardar e torcer para que isso não aconteça. Esperamos passar por essa situação sem maiores problemas”, disse o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta.

Chuvas causam danos em 22 municípios
Desde sexta-feira (14), quando as chuvas começaram a atingir o Rio Grande do Sul, 22 municípios relataram danos à Defesa Civil (veja a lista completa abaixo). Em sete desses municípios, foi necessário retirar moradores das áreas de risco.

No Litoral Norte, em Maquiné, duas mil pessoas ficaram isoladas após o aumento do nível do Rio Maquiné. Dois trechos da RS-484 e um da RS-239 foram submersos, bloqueando o acesso ao distrito de Barra do Ouro.

Em São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma pessoa ficou ferida e cerca de 15 mil foram afetadas após uma microexplosão no final de semana.

A região da Serra foi duramente atingida pelas chuvas. Em Caxias do Sul, a Climatempo registrou 183,8 milímetros de chuva nas últimas 72 horas. Em Santa Tereza, 80 pessoas estão fora de casa desde domingo (16) devido à alta do Rio Taquari.

Em Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte, um movimento de massa provocou o desmoronamento de um santuário, sem feridos.

**Municípios afetados pelas chuvas:**

– São Luiz Gonzaga
– Maquiné
– Dom Pedro de Alcântara
– Igrejinha (retirada de moradores de área de risco)
– Montenegro (retirada de moradores de área de risco)
– Parobé (retirada de moradores de área de risco)
– Rolante (retirada de moradores de área de risco)
– Taquara (retirada de moradores de área de risco)
– Três Coroas (retirada de moradores de área de risco)
– Vale Real (retirada de moradores de área de risco)
– Arvorezinha
– Bento Gonçalves
– Boqueirão do Leão
– Canela
– Capão da Canoa
– Caxias do Sul
– Coqueiro Baixo
– Mampituba
– Pareci Novo
– Roca Sales
– Rio Pardo
– São Vendelino

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana