Conecte-se conosco

Notícias

Ciclista faz viagem de 500 km entre Porto Alegre e Florianópolis em 16 horas para cumprir promessa

Publicado

em

O ciclista Eduardo Macedo, de 35 anos, cumpriu a promessa feita: caso se tornasse campeão gaúcho de ciclismo, pedalaria de Porto Alegre até Florianópolis, percorrendo mais de 500 km em menos de 24 horas. E ele alcançou a vitória.

Durante todo o dia de quarta-feira (27), Macedo está realizando a jornada e compartilhando a experiência em suas redes sociais. A história rapidamente se espalhou, levando dezenas de outros ciclistas a se unirem ao gaúcho no percurso, alguns acompanhando por alguns quilômetros, outros por praticamente toda a viagem.

“Sempre tive o sonho de ser campeão gaúcho, assim como meu pai foi. Prometi que, se vencesse, levaria toda a família para passar o final de ano a 500 km de distância e faria essa viagem de bicicleta em 16 horas. Não sei por que esse prazo (risos). Escolhi Florianópolis após fazer o sorteio e aluguei uma casa, decidindo ir no dia 27, aniversário do meu pai”, relata Macedo.

A ideia da promessa originou-se de um desafio global iniciado em 2010, o Rapha500, que consiste em pedalar 500 km entre o Natal e o Ano Novo como uma forma de ciclistas de todo o mundo celebrarem o final do ano.

Como gerente de uma loja de bicicletas e filho de Arthur Macedo, campeão gaúcho de ciclismo em 1945, Eduardo herdou do pai a paixão pelas bicicletas, já que Arthur também era mecânico e consertava bicicletas.

A preparação para percorrer exatos 547 km nos últimos dias tem sido intensa. A maior distância que Eduardo cobriu até agora foi de 300 km em 9 horas.

“É bem complicado. Imagina, tenho que andar a uma média de 32 km por hora. Quem pedala sabe que é bem alto”, comenta.

Para cumprir a promessa, Eduardo conta com o apoio de amigos e desconhecidos. Após compartilhar nas redes sociais seus planos, o ciclista recebeu apoio de seguidores, com mais de 220 mil visualizações em seu vídeo. Vários seguidores se voluntariaram para acompanhar parte do trajeto ao lado de Eduardo.

Nesta quarta-feira, ele saiu de Porto Alegre com outros 30 ciclistas. Em Osório, parte desse grupo seguiu outro caminho, mas cerca de 40 pessoas se juntaram ao trajeto. “Está muito legal, aparecendo gente que eu nem conheço. Três ciclistas vão me acompanhar durante todo o percurso. Agora vamos encontrar mais pessoas em Tubarão, depois em Criciúma, Laguna, Garopaba… Estou reunindo mais gente, cada um ajudando a aumentar um pouco mais a velocidade, para conseguir cumprir essas 16 horas”, relata Eduardo.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana