Conecte-se conosco

Notícias

Polícia Prende Mais Dois Suspeitos de Tentativa de Assassinato de Promotor em Teutônia, RS

Publicado

em

Na quarta-feira, 4 de outubro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), efetuou a prisão de mais dois suspeitos envolvidos na tentativa de assassinato do promotor de Justiça Jair João Franz, ocorrida em Teutônia, Vale do Taquari. Estes eram os únicos foragidos no caso e foram localizados em seus locais de trabalho nas cidades de Teutônia e Estrela.

Foto: Divulgação

O coordenador do Gaeco, promotor André Dal Molin, destacou o êxito na execução dos mandados de prisão preventiva após a sua decretação. Um dos suspeitos preso em Estrela teria fornecido um celular e uma moto para o autor dos tiros, enquanto o outro detido em Teutônia teria dado guarida ao atirador logo após o atentado, que ocorreu em 17 de agosto deste ano. Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia e posteriormente recolhidos ao sistema prisional.

Além desses dois, outros quatro investigados foram denunciados pelo MPRS em 28 de setembro. Os denunciados são: o executor do atentado, um líder de facção que comandou o ataque de dentro da prisão, a advogada do apenado e um quarto envolvido que auxiliou no monitoramento da vítima.

A denúncia apresentada pelo MPRS inclui o crime de tentativa de homicídio qualificado, com quatro qualificadoras: motivo torpe, emboscada, recurso que dificultou a defesa da vítima e o emprego de arma de uso restrito, uma pistola 9 milímetros. Os suspeitos também foram denunciados por participação em organização criminosa. Em caso de condenação, cada um pode enfrentar uma pena que varia de 12 a 30 anos de prisão.

A motivação por trás do crime envolve o desejo de obter vantagem econômica por meio do tráfico de drogas e armas, bem como a intimidação por meio de outros delitos para obter domínio territorial em Teutônia. O atentado ocorreu quando o atirador, seguindo as ordens dos mandantes, ficou à espreita da vítima Jair João Franz, Promotor de Justiça da Comarca de Teutônia, e efetuou cerca de 15 disparos de arma de fogo em sua direção enquanto ele entrava na garagem de casa.

Este caso, que teve início em agosto deste ano, demonstra o empenho das autoridades em desvendar e responsabilizar os envolvidos em crimes graves. A investigação liderada pelo MPRS continua a revelar detalhes deste complexo caso.

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana