Conecte-se conosco

Notícias

Pai que matou os quatro filhos em Alvorada é denunciado por homicídio qualificado

Publicado

em

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) apresentou, nesta sexta-feira (24), denúncia contra David da Silva Lemos, 29 anos, pelo assassinato dos quatro filhos, em Alvorada, na Região Metropolitana. Os irmãos, três meninas e um menino, com idades entre três e 11 anos, foram encontrados mortos dentro de casa, no bairro Piratini, em 13 de dezembro de 2022.

A Polícia Civil concluiu a investigação, conduzida pelo delegado Edimar Machado, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Alvorada, que remeteu o inquérito à Justiça no dia 15 deste mês. Em 14 de dezembro, um dia após o crime, quando foi preso na recepção de um hotel em Porto Alegre, David admitiu que cometeu os crimes e disse que teriam sido motivados por vingança. Ele foi indiciado por quatro homicídios qualificados.

O homem não se conformava com o fato de a mãe das crianças não reatar o relacionamento amoroso. Segundo a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Marcelo Tubino, em 13 de dezembro de 2022, David esfaqueou as filhas Yasmin, 11 anos, Giovanna, seis, e o filho Donavan, oito, dentro da sua residência. A caçula, Kimberlly, três anos, foi morta por asfixia.

Lemos foi preso em 14 de dezembro, um dia após o crime, na recepção de um hotel em Porto Alegre – Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Na denúncia, o promotor Marcelo Tubino explica que o denunciado praticou os crimes por motivo torpe, ao utilizar a morte dos filhos como instrumento de sofrimento à ex-companheira; por meio cruel, desferindo nas vítimas múltiplos golpes com arma branca, causando-lhes extenso sofrimento, e por asfixia, no caso da menina de três anos. Também menciona a utilização de recurso que dificultou a defesa das vítimas, pois se aproveitou da diferença de porte físico entre eles.

O promotor aponta que os crimes também foram praticados contra menores de 14 anos e contra mulher, por razões da condição do sexo feminino no âmbito de violência familiar, já que três das vítimas eram meninas.

“O denunciado, mediante mensagens trocadas com a ex-companheira, demonstrava ciúme doentio, em verdadeiro sentimento de posse, cobrando o retorno do relacionamento, também a proibindo de manter outros encontros, sistematicamente questionando-a com quem ela andava. Sendo assim, enquanto estava sozinho em casa com os filhos, o denunciado, para impingir dor à ex-companheira, já que ela resistia a retomar a relação, matou os filhos”, ressalta o promotor Marcelo Tubino no documento.

Contraponto
O que diz a defesa de David da Silva Lemos

A Defensoria Pública do Estado, que representa o acusado, informou que “a denúncia do Ministério Público faz parte do rito do processo. A instituição seguirá atuando na defesa do réu e se manifestará somente nos autos do processo”.

O caso
No início da noite de terça-feira (13), um familiar encontrou os corpos das quatro crianças dentro da casa do pai. A casa de madeira fica no mesmo pátio onde reside a avó paterna. Três vítimas foram localizados em um cômodo, e a caçula, em outro. Os filhos estavam com o pai para passar o fim de semana, mas segundo familiares ele teria se recusado a devolver as crianças no domingo (11), como havia sido combinado.

Durante a segunda-feira (12), moradores da Rua Hermes Pereira de Souza relataram que viram as crianças brincando em frente à casa. A suspeita é de que o crime tenha acontecido no fim daquela tarde. Os pais estavam separados e havia histórico de violência doméstica contra a mãe das crianças.

 

Fonte: GZH

 

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana