Conecte-se conosco

Notícias

Após casos suspeitos de Rotavírus, prefeitura de Ijuí solicita coleta de água em alguns pontos do município

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Ijuí está monitorando alguns casos suspeitos de rotavírus. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, houve um aumento na procura por atendimento na Uniodade de Pronto Atendimento, UPA, que não chega a ser “assustador”, mas de qualquer forma, foi solicitado coleta de água em pontos distintos do município para análise.

Foto: Reprodução

Até o final da tarde desta segunda-feira, 365 pessoas já haviam procurado atendimento, apresentando os sintomas do vírus: nove bebês até um ano; 53 crianças de 1 a 4 anos; 24 de 5 a 7 anos e 279 com 10 anos ou mais.

O Rotavírus (vírus RNA da família Reoviridae, do gênero Rotavírus) é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas (DDA) e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção por rotavírus, no entanto, a gastroenterite, ou seja, a manifestação clínica, é mais prevalente em crianças menores de cinco anos. Recém-nascidos normalmente têm infecções mais leves ou assintomáticas, provavelmente devido à amamentação e aos anticorpos maternos transferidos pela mãe.

Fonte: Rádio Progresso

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana