Conecte-se conosco

Notícias

Produtor de Gaurama vence concurso de melhor produtor de suínos UPL do Brasil

Publicado

em

O fomentado da Copérdia teve seu nome gravado na galeria de melhores produtores de suínos do sistema UPL do Brasil ao vencer concurso.
O associado da Copérdia, Paulo Zanella, de Gaurama, RS, é o grande vencedor do concurso Quem é Quem, como melhor produtor de suínos do Brasil. “É um prêmio importante que mostra a competência do produtor e respalda o trabalho que a Copérdia faz na suinocultura”, ressalta o presidente da Copérdia, Vanduir Martini.
Ele participou com produtores de todo o Brasil e a revelação do resultado foi no início de abril. A inscrição foi feita pelo técnico de suinocultura da Copérdia, Edson Schimitz. “É um prêmio que valoriza o cooperado, o técnico, a cadeia produtiva e a cooperativa”, observa, revelando que o prêmio é idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial.
Zanella ressalta a alegria em ser referência enquanto produtor de leitões e, agora, destaque nacional. “Tudo o que agrega à propriedade, é bem-vindo”, informando que a produção do vídeo para apresentar a propriedade foi sem recursos técnicos, apenas utilizando o celular.
Sobre o status de melhor produtor, Zanella assinala que é consequência do trabalho familiar, da dedicação, doação e auxílio da cooperativa através dos programas de gestão, cursos e treinamentos. “Nada acontece por acaso! Quando temos oportunidades, precisamos aproveitá-las e o resultado deste prêmio é refl exo de um processo construído ao longo do tempo. Colocamos em prática na propriedaqde o que buscamos fora e o que recebemos da cooperativa”, diz.
Copérdia é o grande pilar do agronegócio e tem no DNA a essência da cooperação
Zanella enfatiza que a mão de obra na propriedade é totalmente familiar. Segundo ele, tudo o que acontece na granja, a família toda sabe e todos têm responsabilidades com a divisão das tarefas num trabalho focado em resultados. “A família trabalha unida com foco e objetivos claros auxiliada por ferramentas de gestão”, afi rma.
O produtor admite que a Copérdia oferece muitas oportunidades, entre elas, a de fazer um gerenciamento profi ssional na propriedade. “Essa parceria permite a gente ver o negócio além da porteira. A cooperativa é essencial com seu conhecimento, experiência e ferramentas. Além disso, a troca de informações com outros produtores oportuniza crescimento para todos. A Copérdia é um pilar fundamental de desenvolvimento da nossa propriedade”, afirma.
Zanella reclama dos altos custos de produção, porém, entende que algumas questões fogem da alçada da família e da Copérdia, como o mercado, por exemplo. “Da porteira para dentro temos que fazer o melhor, vencer os desafios, ganhar em rentabilidade pela produtividade. Se o custo de produção está alto, vamos produzir mais, ganhar em produtividade. Temos que fazer bem a nossa parte”, diz.
O produtor conclui afi rmando que trabalhou em empresas privadas, mas se diz apaixonado pelo agro e o pelo cooperativismo. “A Copérdia é a cooperativa que mais carrega a essência do cooperativismo, dialoga com os cooperados, estuda a viabilidade dos investimentos. O fomento desenvolveu muito a região e há espaço para crescer. Quanto maior o desenvolvimento, maiores são os desafios e a Copérdia, pelo perfil que tem, é a grande parceira do setor produtivo”, encerra.
Por: Rádio Alternativa FM Gaurama
Fonte: Jornal Copérdia/Edição Maio 2021
Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana