Conecte-se conosco

Notícias

Funcionários da LG entram em greve após anúncio de fim da produção de celulares

Publicado

em

Cerca de 400 funcionários de três empresas fornecedoras da LG entraram em greve nesta terça-feira (6). Os trabalhadores iniciaram a paralisação em protesto, após a decisão da sul-coreana de deixar a produção de celulares, que impacta a unidade de Taubaté.

A paralisação começou às 6h da manhã nas plantas das empresas Blue Tech e 3C, em Caçapava, e Sun Tech, em São José dos Campos. Ao todo, as empresas mantêm 430 funcionários que atuam na cadeia de produção de celulares da LG e que vão ser impactados com o fim das atividades.

As unidades recebem matéria-prima da empresa sul-coreana e produzem os aparelhos, que depois são enviados para a fábrica de Taubaté, onde recebem a certificação e são enviados para centros de distribuição.

De acordo com o sindicato, além da paralisação, está prevista uma reunião com as empresas e com a LG ainda nesta terça-feira (6) para falar sobre os impactos aos trabalhadores.

Fim da produção de celulares

A LG anunciou o fim da produção de celulares nesta segunda-feira (6) após, segundo a empresa, acumular prejuízos com o setor. A empresa tentou vender a área de celulares, mas não conseguiu e decidiu pelo fechamento.

“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) [em perdas] até o final de 2020”, informou a LG em nota.

A medida impacta a fábrica de Taubaté no Brasil, a única do país que produz celulares. De acordo com o sindicato, a unidade tem cerca de mil trabalhadores, sendo 400 desses no setor de celulares.

A medida deixa o futuro dos funcionários incerto. A entidade alega que, desde o anúncio pelos sul-coreanos na imprensa tem se movimentado para saber sobre o futuro dos empregos, mas que somente essa semana a empresa anunciou uma decisão.

Fonte: G1

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana