Conecte-se conosco

Notícias

Após liberação, comércio tem grande movimento em diversas regiões do RS neste sábado

Publicado

em

O comércio registrou grande movimentação em diversas regiões do Rio Grande do Sul neste sábado (3). As lojas de chocolate foram as mais frequentadas pelo público na maioria das cidades.

Movimento de Páscoa no Centro de Pelotas — Foto: Reprodução / RBS TV

A abertura do comércio não essencial e restaurantes foi liberada pelo governo do estado, na quinta-feira (1º), acolhendo um pedido dos setores econômicos ligados ao consumo da Páscoa.

“Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. A liberação será autorizada apenas para o sábado. Na sexta-feira e no domingo, portanto, segue a restrição, porque, apesar da leve melhora de alguns indicadores nos últimos dias, ainda estamos em bandeira preta e o risco imposto pela Covid-19 à população gaúcha é elevadíssimo”, destacou o governador Eduardo Leite.

Em Porto Alegre, o maior movimento foi registrado nas lojas de chocolate. Estabelecimentos de outros segmentos apresentavam movimentação tranquila. Na Rua da Praia, no Centro, o movimento era bom, mas ainda abaixo do que seria um sábado normal, segundo os lojistas. De acordo com o Sindilojas da Capital, 50% das vendas de Páscoa são feitas no sábado.

Em Caxias do Sul, na Serra, o movimento era grande nas lojas de chocolate e nos supermercados. De acordo com uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas de Páscoa deste ano devem ser parecidas com o que ocorreu no ano passado.

Cerca de 46% das pessoas devem comprar algo para dar de presente. E, segundo o estudo, as pessoas devem gastar em média, R$ 134. Valor abaixo do ano de 2019, quando não havia pandemia. Naquele ano, a média foi de R$ 159.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o movimento também era intenso. Uma pesquisa do CDL mostrou que 40% dos lojistas da cidade tem expectativa de vender até 10% a mais do que no ano passado. Segundo eles, o sábado de Páscoa impacta nas vendas.

Em Cruz Alta e Santa Rosa, no Noroeste, as lojas de chocolate registraram fila neste sábado, já que com as medidas preventivas contra a Covid-19, o acesso dentro dos locais é restrito.

Em Pelotas, no Sul, a previsão do Sindilojas é de que neste feriado de Páscoa, haja uma queda nas vendas de mais de 18% em relação ao último ano. Mas, a abertura das lojas neste sábado, é considerada positiva.

Em Santa Maria, na Região Central, o movimento estava dentro da normalidade. Algumas lojas formaram filas e a fiscalização estava circulando pelo comércio.

As lojas permanecem abertas neste sábado até as 20h, podendo abrir novamente apenas na segunda-feira (5).

 

Créditos: G1

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana