Conecte-se conosco

Notícias

Presidente do Sinepe pede volta às aulas no RS

Publicado

em

As aulas presenciais seguem suspensas em todo o Rio Grande do Sul. O Governo do Estado até havia liberado atividades para educação infantil e para 1º e 2º anos do ensino fundamental, porém uma liminar na justiça proibiu o retorno.

Na última terça-feira (30), o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS) entrou com um pedido para derrubar essa liminar e retomar as atividades. Entretanto, a Justiça não aceitou e a volta as aulas seguem suspensas. Conforme o presidente do Sinepe, Bruno Eizerik, o sentimento é de muita tristeza por as escolas ainda estarem fechadas.

O prejuízo para as crianças conforme Eizerik, é enorme. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas aponta um retrocesso de aproximadamente três ano no ensino. O dirigente relatou que na Europa os países estão inteiros em lockdown, mas as escolas estão funcionando, devido a importância da educação.

Aqui no Rio Grande do Sul, o exemplo é o contrário. Tudo está funcionando e apenas as escolas estão paralisadas. O presidente questiona o Poder Judiciário sobre a autonomia do governador para definir o que pode funcionar, mas não deixa ele decidir pelo funcionamento das escolas. De acordo com Eizerik, a situação preocupa muito.

O dirigente do Sinepe ainda lamenta o descaso do governo com os alunos, professores e funcionários das escolas do Estado e aguarda que na próxima semana esse impasse seja resolvido. De acordo com o presidente, o sindicato vai recorrer até a última instância e cogita até mesmo desrespeitar a liminar, como último recurso.

O presidente afirma que as aulas online para adolescentes, jovens e adultos funciona, porém para crianças, nos níveis iniciais não. É fundamental para o desenvolvimento da criança a atividade presencial, a troca de experiência e a presença do professor.

.

 

Fonte: Uirapuru

Entrar no Grupo do WhatsApp

+ Acessadas da Semana