Polícia
Golpe da vacina se espalha por Santa Catarina e já faz vítimas
Ligações e mensagens falsas enviadas em nome do Ministério da Saúde são o novo golpe aplicado durante a pandemia de coronavírus. Estelionatários estão se aproveitando para obter dinheiro de forma ilegal.
Os golpistas entram em contato com a vítima a pretexto de que irão cadastrar a pessoa para receber a vacina contra à Covid-19, no entanto, visam roubar dados pessoais por meio de um código enviado por SMS ou links.
Os estelionatários pedem que seja confirmado o número recebido na mensagem, que na realidade dá aos golpistas acesso ao aplicativo de mensagem do dono do celular. Com isso, ativam a conta da vítima em outro celular. Casos desta modalidade já foram confirmados na maior parte do país.
Em Chapecó, a 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil registrou 832 casos envolvendo clonagem de contas de WhatsApp entre 2018 e 2020.
Casos aumentando
De acordo com o comandante do 4º BPMSC, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, já foram várias notificações ocorridas neste ano. “Orientamos as pessoas com os cuidados na divulgação de informações pessoais, principalmente de contatos desconhecidos ou com a cobrança e pedido de valores”, antecipa.
O comandante informa que há uma série de golpes que derivam da ação inicial dos criminosos. “Ele pode coletar os dados da vítima para ter o acesso ao número do celular e fazer uma clonagem do telefone, facilitando, assim, a extorsão”.
Golpe visa código do WhatsApp
O Ministério da Saúde informou que não faz agendamento de vacinação, não pede dados pessoais e nem envia qualquer tipo de código para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Caso receba contatos semelhantes pelo celular, a pasta orienta a não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades competentes.
Três semanas antes de iniciar a imunização no Brasil, o ministério fez um alerta em seu perfil no Twitter sobre o falso agendamento da vacinação contra Covid-19.
Verificação em duas etapas
Quem cair no golpe deve procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência. Mas para evitar maiores problemas, tem uma dica simples, que é a verificação do aplicativo em duas etapas.
Vá em ‘Configurações’ do aplicativo e entre na aba ‘Conta’;
Depois, vá em ‘Configuração em duas etapas’ e insira uma senha;
Na sequência, digite um endereço de e-mail para recuperar a senha.
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Fonte: ND +